Floriano é sociólogo e cientista social formado pela USP. Foi eleito Deputado Federal pelo PSDB de São Paulo na 55ª Legislatura (2015-2019). Ex- Secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo. Fez especialização em Processo Legislativo e Relações Executivo/Legislativo na Universidade de Brasília (UNB). Fez curso de extensão na Escola de Governo de São Paulo e pós-graduação em 2011 na FIA/USP e sobre Meio Ambiente na FUNDACE. Foi eleito vereador em 2008 e, em 2012, foi reeleito com 37.780 votos. Foi considerado, pela ONG Voto Consciente, o segundo melhor parlamentar do Legislativo paulistano.

Servidor público desde 1995, Floriano exerceu importantes funções nas três esferas de governo. Em Brasília, foi subchefe para assuntos parlamentares da Casa Civil da Presidência da República. No Ministério da Educação, em 1999, foi diretor de Projetos da Secretaria de Educação Superior, quando criou e implantou o Programa de Financiamento Estudantil (FIES), que substituiu o programa brasileiro de crédito educativo (CREDUC).

De Janeiro de 2001 a Dezembro de 2002, Floriano foi secretário do Programa Nacional da Bolsa Escola, o primeiro do País na área de transferência de renda que deu origem aos programas sociais do atual Governo.

Entre Janeiro de 2003 a Dezembro de 2004, foi Secretário Adjunto da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo; Secretário Executivo do Comitê de Qualidade da Gestão Pública; e Coordenador do Comitê Gestor de Política Social, criado para formular políticas, programas e ações sociais do Governo do Estado.

A partir de Janeiro de 2005, último período no Poder Executivo, Floriano foi nomeado Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo, onde criou um modelo inovador de gestão social, implantando os programas São Paulo Protege e Ação Família – Viver em Comunidade, além do lançamento da inédita campanha “Dê mais que esmola, dê futuro”, que afastou do trabalho infantil mais de 2 mil crianças na capital.